Send As SMS

Sábado, Janeiro 31, 2004

Inimputáveis

15 horas. Apresentei-me com o meu melhor fato na Direcção de Finanças. Vinha recomendado pelo Maire de Paris. Sentia-me confiante, um padrinho era tudo o que precisava. Afinal eu pertencia ao partido e sabia, tal como Chirac, que Juppé me encaminharia da melhor forma. Nunca os meus interesses foram tão elevados.


Um era presidente da câmara, o outro era o seu director financeiro. Ou como diria Séneca, “Atrás de uma grande fortuna há sempre um crime!”.

Sexta-feira, Janeiro 30, 2004

Memória Flash

O Vasco LX do Mar Salgado, por quem tenho estima aliás, confunde o país real com o seu núcleo de amigos, tudo pessoas de bem. Nas palavras dele a voz do povo clama: “o que nós precisávamos era de um novo Salazar”. Esta afirmação, cuja bondade é tão demagógica como a afirmação de Sampaio (nisto estamos de acordo), seria preocupante se fosse correcta. Felizmente não o é!

Um homem não se mede só pelo sucesso, e a memória obriga-nos a relembrar as atrocidades que um tacanho beirão fez a tantos por cá e além-mar. Morreu e sofreu gente boa, atrasou-se um povo e o futuro de uma nação. Entre os maus políticos Salazar foi seguramente um dos piores, e que não fique o desempenho económico como panaceia pois o Hitler também a teve. Exigia-se mais do Império, e o que fez o rústico de Santa Comba Dão? Deixou-nos em herança um povo iletrado, pobre e triste. E do império não restou nada, mesmo nada! Ficou-lhe o epíteto de ditador e a queda de uma cadeira.

Nem os homens nem Deus o vão esquecer, e a justiça será feita no pior cárcere, na memória das gerações vindouras.


Quem diz o que quer, ouve o que não gosta!

No comments


Photos du siècle : Vietnam 1966. Photo : Larry Burrows/ Life/PPCM.
"Cette image résume toute la connerie de la guerre. C'est un geste authentique, spontané, d'amour d'amitié, loin du racisme. C'est une image qui me donne envie de pleurer."

Comunicado de Imprensa

A redacção deste pasquim entendeu por bem retirar o link à blogolista. Agora, ninguém vota directamente neste blogue. Esta decisão prende-se com a possibilidade que qualquer um tem de votar repetidas vezes no mesmo blogue, e por inerência no seu próprio.
Entendíamos a blogolista como um indicador de qualidade. Pervertido o princípio despimo-nos das vaidades mundanas. Se nos quiserem insultar utilizem os comments!

21, 22, 26 ... enganei-me, outra vez ... 21, 22, 31, ...

Votação: Não há qualquer juízo de valor a quem a faça!

Quinta-feira, Janeiro 29, 2004

Pensamento do dia

Um locutor é suspeito e o País fica em estupefacção.
Um juiz erra e o País fica em palpitação.
Um governo falha e o País fica em depressão.
Uma oposição desaparece e o País fica órfão.
Um jogador morre e o País fica em consternação.
Somos o País da emoção.


Uma cara para muitas emoções ...

Blair & Blast

E a montanha pariu um rato; aposto que anda meio mundo perplexo com a subjectividade da BBC. Fiquei mais tranquilo, afinal no Reino Unido também há Andrew Gillian’s, como também há serial killers, pedófilos e outras aberrações.

O relatório de Brian Hutton é demolidor. Blair nada teve que ver com a morte de David Kelly. Nisso, estamos todos de acordo. O que ainda não se sabe, e talvez nunca se saiba, é quais foram as motivações que levaram Kelly ao suicídio. Não acredito em cabalas nem no tarot, mas a verdade sobre as armas de destruição maciça assiste Kelly, e disso Blair ainda não se ilibou.

The Priminister é um dos políticos mais brilhantes do nosso tempo. Pena que a sua dedicação transatlântica lhe tenha manchado a reputação; a Europa precisa, mais do que nunca, de uma Inglaterra forte que ridicularize o chauvinismo francófono e admoeste a ambição germânica.

Adoro roer tablóides possidónios!

Última hora: Elvis Alive!

Quarta-feira, Janeiro 28, 2004

Pessoa de bem

“À mulher de César não basta ser, tem de parecer!”. Vivemos num Estado de Direito quando os direitos e os deveres se aplicam a todos os agentes, i.e. quando o Direito serve como promotor de uma sociedade igualitária.

Portugal tem vivido governado por uma máquina que não é uma pessoa de bem, pelo contrário, exige para os cidadãos um comportamento oposto ao seu. "Faz o que eu digo (enquadramento legal) mas não faças o que eu faço (governo, autarquias, instituições públicas)!".

A Justiça, dita cega, deve ser a mais contida entre os pares do Olimpo. É o último reduto, é a reserva moral que intervém quando não há consenso, e mais do que a arbitragem é a sua presença subliminar que corrige intenções, que fortalece os valores. Não fosse o homem imperfeito e nada disto se exigia.

A retenção de descontos da Caixa Geral de Aposentações pode ser útil à gestão de tesouraria do Ministério da Justiça mas não deixa de configurar um crime fiscal. Nada como a gestão por objectivos para penalizar os decisores, nada como a Justiça para avaliarmos a qualidade da democracia.

Crime maior será a impunidade exposto o abuso. Aguardemos com esperança, no final a Justiça prevalecerá, espero!

Quem dá mais?

Devíamos ter sangue Viking ...

Terça-feira, Janeiro 27, 2004

Killing me softly ...

Lanço a moeda de costas e sinto-a a embater na água. Afunda-se num movimento em espiral que só termina ao encontrar o fundo da fonte. Agora, como num gesto estudado, deita-se devagar iludindo na água a gravidade e outras leis.
As moedas que aí repousam são a prova do sonho de muitos. A minha seria mais uma e, como as outras, cumpria a tradição. Em Roma sê romano; o meu desejo ficou registado.
Havia de regressar!

La Dolce Vita!

Maria Cucinotta; luz, sombras e muito calor ... chamem o Fellini para a imortalizar.


KARAOKE

(Chorus)
Strumming my pain with his fingers
Singing my life with his words
Killing me softly with his song
Killing me softly with his song
Telling my whole life with his words
Killing me softly, with his song

I heard he sang a good song, I heard he had a style
And so I came to see him, and listen for a while
And there he was, this young boy, a stranger to my eyes

(repeat chorus)

I felt all flushed with fever, embarrassed by the crowd
I felt he found my letters, and read each one out loud
I prayed that he would finish, but he just kept right on

(repeat chorus)

He sang as if he knew me, and all my dark despair
and then he looked right through me as if I wasn't there
And he just kept on singing, singing clear and strong

(repeat chorus till fade)

Segunda-feira, Janeiro 26, 2004

Arrepios e outros espasmos

Só para apreciadores. Desvendo o mistério do concurso da Figueira-da-Foz.
A musa chama-se Carla Matadinho e vim a saber que foi Miss Playboy ...

Luto pela vida

Noite de luto leva-me a um pequeno pensamento. A vida que tenho é fantástica; tenho a aura dos amigos, a saúde da natureza e apetece-me gritar “Eu mereço isto!”. É nestes momentos que percebemos que há trivialidades que são verdadeiras dádivas!


Um abraço à família benfiquista que tem hoje, acreditem, 9 milhões de simpatizantes.

Domingo, Janeiro 25, 2004

Virtualidades e virtuosismos

Vivemos tempos de mudança. A disponibilidade da informação, conjugada com as ferramentas apropriadas, permite-nos retirar conhecimento sem o qual seríamos iletrados. Ai de quem se esquivar hoje à sociedade da informação pois esses viverão fora do seu tempo.

Quais Júlios Vernes, muitos anteciparam o relevo que a blogoesfera terá num futuro próximo na cultura de todos nós. Abrupto e Aviz foram os primeiros, já merecem reverência pela ousadia. Quantos ficarão para a história? Meia dúzia, e os principais ainda não escreveram.

Adivinho a mercantilização dos blogues, e com ela virá a disputa pelos melhores contratos por um novo tipo de empresários. A inocência da infância também aqui será perdida.

Piano de cauda ... wireless!

De Camões a Cervantes (4)

(Continuação do post homólogo)

Abro o Expresso Economia e dou de chofre com a notícia; “Façamos a Ibéria” exulta o José Manuel de Mello. O desencanto deste decano permitiu ao director do Expresso brandir em editorial o mau fado desta nação. A irracionalidade das audiências não descura oportunidades!

Portugal teve no império um duplex solarengo em posição privilegiada do prédio. Da cobertura conseguia alcançar todo o quarteirão e, dois andares abaixo, fazia paredes-meias com o apartamento do simpático espanhol que, outrora abastado, trocara um palacete por um T3 e disso não se queixava. Veio a revolução e do duplex fizeram-se 4 apartamentos, sobrando a Portugal um pequeno estúdio com vistas para o pátio. Olhava agora o espanhol de soslaio, incomodado com um passado maior do que a sua dignidade.

Mello, Espírito Santo, Champalimaud e tantos outros que fizeram fortuna antes da revolução, comandam ainda hoje os destinos dos maiores investimentos privados. Estes homens cresceram no Império e das vantagens que dele retiraram; nem tudo foi génio, nem tudo foi iniciativa. Nem o Alfredo da Silva, sogro do agora ofendido, era gentio. Falta a Portugal uma mão cheia de criadores de riqueza sustentada, de homens bravos que não se cuidam em lamúrias e que do nada fazem tudo sem medo nem subserviência.

Não serão certamente os senhores do Império os empresários que o país precisa para uma Europa competitiva. Triste, muito triste, é perceber que estes homens claudicaram, e das privatizações que obtiveram só conseguem agora criar valor com fusões e alienações. De facto, Portugal necessita de sangue novo, mas do nosso, do bravio!

VIVA PORTUGAL!

Seria bom que esses senhores se refugiassem nas suas coutadas espanholas e gozassem a merecida reforma. Fica o aviso; evitem a Catalunha, o que eles sofreram por nós ...

Sem reservas

Os índios Navajo são uma espécie em extinção. Homens simples e em sintonia com a natureza foram arrasados pela evolução. Triste sina esta, a de se ser diferente num mundo cada vez mais igual.

Ofereço-te o meu escalpe ...


Vi-te os contornos perdidos em sombras,
e por breves instantes senti-te minha;
segui com o dedo as pontas e as sobras,
e do perfil alcancei o que me convinha;
era parco, era muito, era o que era então,
fazia-se tarde e fugias
de mim, de ti, da razão.

(reli o post e se calhar o escalpe é pouco!)

Sublimes mensagens subliminares (2)

(Continução do post homólogo)

Se há prazeres a cultivar a amizade será o maior deles. E muito para além da qualidade da escrita sobra aqui a força da razão. Vamos ao que interessa; PtWeblogs Fórum. Em Setembro, quando me iniciei como bloguista e na minha senda para descobrir tudo e saber mais, encontrei este espaço de gente jovem e desinibida. Há semelhanças com as grandes superfícies; encontramos aqui de tudo. Falemos então dos eleitos:

Re21 - Não há nazareno que não seja frontal; este não é excepção. Pode não ser um Saramago mas é certamente um observador atento. Diz o que tem a dizer e bastou isso para ganhar este leitor. Escreve numa base diária o que é notável (sei do que falo!). Além disso, não engana, é um gajo porreiro! O seu acrónimo continua para mim um mistério; o D. Fuas Roupinho que nos explique.

Krip - Um poeta em prosa. Melancólico, cria imagens que nos fazem sentir. Tem a emoção à flor da pele este portuense que não é bairrista. Não resiste a apoiar todos os que no Fórum se apresentam oferecendo sugestões de estética e conteúdos. Tem uma legião de leitores/comentadores.

Pedro - Da Tribulândia já falei. Repito então; sensatez e humor q.b. As minhas incursões neste blogue são diárias.

Raquel - Sonhadora, aposta tudo na poesia. Brinda muitas vezes os seus admiradores com posts personalizados.

Dream – É um dos moderadores. Discreto, está sempre presente nas apresentações.

Sykor – Quem disse que os mochos só voam à noite? Estética própria, é presença assídua e instrutiva.

Quem vê blogues não vê caras!

katie Price Jordan, dizias?

Sábado, Janeiro 24, 2004

BC BG

É nestes momentos que se acentuam as diferenças.
Muheres, expliquem-se!


Nem quero pensar no que está por baixo ...

Guerras e guerreiros (2)

Por erro técnico Al Gore perdeu o mandato e o mundo perdeu um bom líder. Agora, passado o escândalo de uma mentira do foro privado sobre uma estagiária, convivemos com a indiferença de uma mentira pública sobre uma invasão. E é a consciência colectiva do embuste que cria ambiente favorável à pequena oportunidade, ao interesse mesquinho, ao compadrio de favores. Dito isto, desejo a bem da humanidade que o Bush perca, infelizmente tal não vai suceder.


AS ALTERNATIVAS

Clinton, Bush e Hillary jogam no mesmo tabuleiro. Seria, assim, de estranhar a estratégia desconcertada nos apoios que fizeram a diferentes candidatos democratas. Contudo, faz todo o sentido.

Em Julho de 2002 Al Gore detinha 50% das intenções de voto dos democratas, John Kerry obtinha 7% e no fim da tabela surgia Howard Dean com 1%. Pode perguntar-se porque é que ele não concorreu; para mim, pobre analista, a razão é simples: uma derrota contra Bush em 2000, a tradição de renomeação do presidente em exercício, e a herança de ocupações não desejadas pelos aliados. Homem de estado, Al Gore percebe que a América precisa acima de tudo de estabilidade e, para isso, é necessário deixar o Bush percorrer o segundo mandato. A nível externo Bush está a fazer o trabalho sujo; de facto, só Dean criticou a invasão do Iraque. Acresce ainda que historicamente não é habitual mudar-se de timoneiro a meio de uma guerra, e muito menos quando a ameaça de terror chega ao quintal.

*** EM EDIÇÃO ***

Eu aguento … aguento ...

A visão deste homem está muito para além do polícia que tem nas fronteiras do Texas os limites do universo.

Sexta-feira, Janeiro 23, 2004

Guerras e guerreiros

PRÓLOGO: Janeiro de 2003

Chego tarde a casa; um hábito que o trabalho me ofereceu, penso. Ligo mecanicamente a televisão enquanto vou vendo o correio que me esperava desde o almoço. Nada de especial. Da cozinha trouxe um whisky velho com água lisa o quanto baste para cortar o álcool e abrir o bouquet! Estranho, há muito que não o fazia, e logo hoje que estou particularmente cansado tive o irresistível apelo ao palato. Embalo o balão com tempo e sigo curioso o lamurio lento da gordura a escorrer pelas paredes côncavas. A idade não mente, o derrame era prolongado!

A intermitência da televisão capta a minha atenção; Bush proferia o State of the Union speech; aumento o som.

This country has many challenges. We will not deny, we will not ignore, we will not pass along our problems to other Congresses, to other presidents, and other generations. (Applause.) We will confront them with focus and clarity and courage.

Ouço estupefacto; este homem reconhece as limitações, pede ajuda e todos aplaudem!? Não, não podia ser; sentei-me vidrado na televisão. O sofá estava à minha espera, e se eu não fosse previdente iria enredar-me num sono justo como cobra hipnótica que asfixia a vítima.
More small businesses to open”, estivesse o Cadilhe acordado e a API teria outro destino; o IAPMEI e o IFT que se cuidem. Fica-nos a esperança de mais Auto-Europas …
Bush anunciou ainda a antecipação das reduções de impostos previstas para 2004 e 2006. “Our plan will improve the bottom line for more than 23 million small businesses”. Reconhecer a importância das PME’s na criação de postos de trabalho e, globalmente, da riqueza da nação é um acto lúcido. Promover a criação e sustentabilidade deste tecido empresarial é a obrigação primeira de quem tem capacidade de regulamentar. Não importa se esta verdade foi proferida por republicano ou democrata, a verdade é que todos aplaudiram. Dei por mim a aplaudir também!


REMAKE: Janeiro de 2004

A história repete-se.

You have doubled the child tax credit from 500 to a thousand dollars, reduced the marriage penalty, begun to phase out the death tax, reduced taxes on capital gains and stock dividends, cut taxes on small businesses, and you have lowered taxes for every American who pays income taxes. Americans took those dollars and put them to work, driving this economy forward. The pace of economic growth in the third quarter of 2003 was the fastest in nearly 20 years. New home construction: the highest in almost 20 years. Home ownership rates: the highest ever. Manufacturing activity is increasing. Inflation is low. Interest rates are low. Exports are growing. Productivity is high. And jobs are on the rise. These numbers confirm that the American people are using their money far better than government would have and you were right to return it.

A última frase teria muito mais sentido em Portugal. Eles aplaudiram como nós nunca o faríamos. O sentido de estado obriga primeiro quem o exerce, governo e oposição. Se 290 milhões de americanos conseguem entender-se porque será que 9 milhões de portugueses andam à deriva?

Não admiro o Bush mas recomendo que leiam o seu discurso.

O site da API está em Inglês e Japonês. Será que o Cadilhe não sabe que os maiores investidores em Portugal são os portugueses, espanhóis e alemães? Já agora, API escreve-e em inglês PIA (Portuguese Investment Agency), nome apropriado não acham?

Quinta-feira, Janeiro 22, 2004

Segredo de Justiça (2)

Posso não comungar os ideais mas o bom-senso não tem cor. Vital Moreira sintetizou da melhor forma o que eu já tentara dizer. Este assunto ficou para mim tecnicamente encerrado.


Se eu fosse mosca ...

De Camões a Cervantes (3)

Continuação de posts homólogos: (1), (2)

Tenho-o dito intra-muros que caminhar para o mercado espanhol não é um processo de internacionalização mas sim o alargar da esfera de influência ao nosso mercado natural. As azeitonas de Elvas e Badajoz têm o mesmo sabor.

A história de séculos moldou as fronteiras dos países e províncias da Península e determinou entre os perdedores uma maior afinidade com Portugal. Ódios ancestrais mal resolvidos permitem às marcas portuguesas serem mais competitivas do que as castelhanas nas restantes províncias. Imaginem o impacto do slogan:

Made in Portugal, una Marca con 1.215 km de frontera!

Regressemos aos basics: Retive o editorial do Nicolau Santos no caderno de economia do semanário Expresso. A ideia que subjaz é certeira; não há em Portugal investimentos estruturais espanhóis! Esta é a verdade nua e crua; ou melhor, cruel! O mundo dos negócios não serve aprendizes, exige astúcia (estratégia) e resposta pronta (time-to-market). De facto, a presença espanhola (comércio e serviços) não se traduz numa efectiva melhoria de vida dos portugueses; comprar no Corte Inglês ou no Corte Fiel não faz grande diferença a não ser para os accionistas. Somos um mercado aberto de clientes mas não de fornecedores. Vejam só a diferença:

Uma fábrica espanhola que consiga obter lucro já suportou toda a estrutura de custos, nomeadamente os fixos. Imaginemos ainda que tudo isto era possível com 70% da sua produção. O empresário, homem astuto, vendo o mercado espanhol já esgotado vira-se para Portugal. Há ainda 30% de capacidade de produção. Estando os custos fixos já resolvidos basta cobrir os variáveis (matéria-prima, energia, …). Sendo a margem de contribuição positiva, o empresário pode determinar como preço do produto a exportar um valor inferior ao da produção inicial.

Bingo, os empresários portugueses não conseguem obter economias de escala ou de gama similares; i.e. os nossos produtos não são competitivos em preço. Mas será mau o investimento espanhol? De todo, com o crescimento da oferta aumenta a informação e, assim, melhora-se o critério de escolha transferindo-se na guerra de preços parte do prémio do fornecedor para o cliente.

Perguntam vocês: “E porque não fazem os empresários portugueses o mesmo?”. Porque somos saloios, porque nunca olhámos para além das nossas fronteiras, porque o passado recente de monopólios num império de séculos não nos preparou para um mercado global. E a culpa é de todos; dos políticos que se refugiam nas heranças e conjuntura, dos gestores que se lamentam da regulamentação e falta de apoios, dos trabalhadores que se queixam das condições e dos gestores; e a razão é de todos!

Epílogo
O que importa agora é definir a estratégia, não basta deixá-los entrar. Temos mais a ganhar do que a perder; afinal há um mercado de 40 milhões de consumidores mesmo aqui ao lado.

E consumidoras ...

Post-it

Assiduidade: A blogoesfera é implacável. Bastou um punhado de dias longe do teclado para as audiências rasarem a indiferença. É destes leitores que eu gosto; só restam os estóicos!

Comentários: Os meus textos são como os governantes … já tiveram melhores dias! Se são generalistas convidam à observação, se tomam partido são sublimemente ignorados! Vou estacionar carros, sempre corro menos riscos!

Bloguistas e blogueiros: Não sei se já foi feita a destrinça, arrisco assim a nomenclatura. Os primeiros encontram na escrita a razão de blogar; os segundos fixam nos blogues o prazer da leitura. Um bloguista é um blogo-escritor que, ao contrário do autor tradicional, acumula a escrita com a edição, promoção e distribuição da obra; é um empresário sem receita, um missionário sem missão. Um blogueiro é por oposição um blogo-leitor, um consumidor que não paga, um seguidor sem causa. Este melt pot cria audiências; não fora isto e jamais estariam a ler estas míseras linhas.

Caridade q.b.

Partilho convosco mais um email de eleição.

Dear Friend. As you read this, I don't want you to feel sorry for me, because, I believe everyone will die someday. My name is MOSES AZIZ, a merchant in Dubai, in the U.A.E.I have been diagnosed with Esophageal cancer . It has defiled all forms of medical treatment, and right now I have only about a few months to live, according to medical experts. I have not particularly lived my life so well, as I never really cared for anyone(not even myself)but my business. Though I am very rich, I was never generous, I was always hostile to people and only focused on my business as that was the only thing I cared for. But now I regret all this as I now know that there is more to life than just wanting to have or make all the money in the world. I believe when God gives me a second chance to come to this world I would live my life a different way from how I have lived it. Now that God has called me, I have willed and given most of my property and assets to my immediate and extended family members as well as a few close friends. I want God to be merciful to me and accept my soul so, I have decided to give alms to charity organizations, as I want this to be one of the last good deeds I do on earth. So far, I have distributed money to some charity organizations in the U.A.E, Algeria and Malaysia. Now that my health has deteriorated so badly, I cannot do this myself anymore. I once asked members of my family to close one of my accounts and distribute the money which I have there to charity organization in Bulgaria and Pakistan, they refused and kept the money to themselves. Hence, I do not trust them anymore, as they seem not to be contended with what I have left for them. The last of my money which no one knows of is the huge cash deposit of eighteen million dollars $18,000,000,that I have with a finance/Security Company abroad.; I will want you to help me collect this deposit and dispatched it to charity organizations. I have set aside 20% for you and for your time. God be with you.

Após ter reflectido sugeri que contactassem a Associação Abraço. O dinheiro faz falta às crianças que ninguém quer, e ajuda a Margarida a levantar a cabeça sempre que viaja em executiva. Isto da caridade tem muito que se lhe diga …

Sábado, Janeiro 17, 2004

De Divina Proportione

Procuram os cientistas determinar o corpúsculo momento que dá vida; fecundação do óvulo, constituição definitiva, consciência de si e do exterior, momento do parto. Serão sempre interessantes e não negligenciáveis estas abordagens. Contudo, a questão não se esgota na perspectiva científica; de facto, ela é na essência filosófica.

Ganha pertinência este tema num tempo em que é ténue a diferença entre homicida e herói. Tempos difíceis estes em que o homem e Deus se confrontam.

O homem estabeleceu para si um conjunto de valores que norteiam a sua conduta. Esta consciência interior ganha maior projecção nas sociedades em que o estado é um instrumento da fé. Não a nossa, que a inquisição não ficou na memória, levou-a a vergonha. Vivemos hoje numa sociedade livre, na ilusão do livre-arbítrio e com a herança de séculos de evangelização. Nada de errado até aqui, foi esta a nossa escolha, foi este o nosso desígnio.

A tradição é pesada; não tivéssemos nós a imagem de uma Maria imaculada para nos lembrar que seu filho não recebeu dela a vida, e tudo seria muito mais simples. Ninguém questiona o legítimo direito das mulheres à maternidade; se o fizéssemos estávamos a questionar a sobrevivência da espécie. Não se contesta igualmente o sofrimento de uma gravidez não desejada, quaisquer que sejam as razões. Sentir um filho e não o desejar é razão bastante para destruir não uma mas duas vidas, a da mãe que chora o destino e a do filho que a sente. Pior, muito pior, é na encruzilhada da vida, no terror de um destino malfadado, não restarem mais opções. E todos sabemos que é para a mãe que um filho manda o último choro.

Avançará a sociedade com a despenalização do aborto; ficaremos nós mais felizes, mais sábios, mais cívicos? Penso que não; contudo, temos que a aceitar pois não é a norma de jure que vai alterar a norma de facto. Perguntarão, e então o que nos sobra? Educação, educação e muita, mas mesmo muita, compaixão!

Em consciência elevemos os que confrontados escolheram o mais difícil, aceitar os filhos que não podem criar. Cabe-nos aqui um papel maior, o de acolher estas crianças e de lhes dar amor, é o mínimo que se nos exige.

Epílogo
Todas as motivações são egoístas por natureza. Espero que não caminhemos para o mais fácil, temo a sociedade em que a vida seja um produto e não um direito.

A ternura desta imagem vai muito para além das palavras!

Há textos difíceis de escrever; outros há ainda mais incómodos de ler. Fácil mesmo era não falar do delicado, bastava fechar a portada e ficar à espera.

Sexta-feira, Janeiro 16, 2004

U.F.O.

Diz o Abrupto sobre a humanidade, e bem, “o habitual é necessário, ... ,mas sem o excepcional não se avança”. Vem esta mensagem, a propósito do novo programa espacial americano, carregada de sibilino veneno pois o autor diminui a Europa para valorizar a América. Esquece o Abrupto outros quantos milagres, alguns deles imprescindíveis ao dia-a-dia e com virtudes bem mais imediatas. Será certo ser ele eurodeputado?

Contactar alguém mesmo que esteja em movimento, perscrutar o interior do corpo com ressonâncias e tomografias, procurar as origens do universo com recurso a aceleradores de partículas, voar no solo no conforto dos comboios, são alguns exemplos recentes do invento europeu. Se o número de patentes traduzir alguma vantagem então a Europa não tem concorrência.

Nem a distância do burgo lhe apaga o destino; português, pessimista, precisa de referências maiores para se sentir inter-pares. Na Europa, como no teatro, há lugares de plateia, camarote e balcão. Que a coxia não o desanime!


Tinha prometido não falar mais dele, mas o homem põe-se a jeito!

Estação espacial internacional: os americanos, após terem perdido o Skylab e, mais tarde, destruído a MIR numa colisão do Shuttle, pediram ajuda à Europa, Canadá, Japão e Rússia para construir a nova estação. Esta parceria deveu-se a duas razões. A primeira, menos importante, prendeu-se com a diluição de custos entre os intervenientes; a segunda, crítica, deveu-se à necessidade de absorver tecnologia. A estação de arquitectura Russa, cópia quase fiel do projecto da então nova estação MIR, permitiu aos americanos ultrapassar um impasse que já se arrastava há alguns anos; o fato espacial é igualmente de concepção russa porque eles conseguiram colocar o oxigénio e a electrónica no mesmo compartimento sem comprometer a segurança e, assim, libertar a frente do fato e dar maior liberdade de movimentos ao astronauta; um dos laboratórios é Europeu porque nos são reconhecidas elevadas competências nesta área; etc.
Contasse o Abrupto as componentes americanas desta estação e perceberia que a conquista do espaço não é possível a um, pois a demanda é maior do que o planeta!

Quinta-feira, Janeiro 15, 2004

Puro sangue

Há mulheres que merecem todas as concessões, Jennifer Lopez é seguramente uma delas.
Não me interessa se canta Pop, se é comercial, se é boa ou má intérprete; tudo isso e muito mais eu ignoro. A prova da minha irracionalidade está aqui; tenho por testemunhas os meus poros já em estado de alerta máximo para memória futura! Culpado!


Latest hit linked here! Download it and don't get addicted! Just Slow, smoothly …

Saldos

Por vezes a vaidade enaltece as mulheres.

A irreverência foi sempre saudável.

Para desanuviar do Post anterior ...

Uncle Sam

Confesso! Confesso! Gosto dos americanos, do seu estilo de vida, do país feito por tantos, mas tantos, que não há linhagens que os possam distinguir.

Confundem-me as suas contradições; nas artes o sentido do belo, nas ciências a antecipação do conhecimento, no mercado as oportunidades inesgotáveis, na democracia a expressão das desigualdades, e, contudo, por detrás do lustro antevejo a sombra de um monstro voraz. E tudo isto, das cataratas do Niagara às colinas de São Francisco, das Montanhas Rochosas ao pitoresco de New Orleans, só foi possível porque se acreditou no indivíduo, porque o esforço foi traduzido em capital. E aqui mora a contradição, pois a cura já é doença, o capital gera poder e este corrompe o discernimento, atenuando a necessidade de confrontar decisões com valores. E logo eu que sou pelo capital!

Ganha expressão esta análise quando se percebe que o sentido de justiça, na maioria das vezes certo, está carregado com a arrogância do Olimpo, numa lógica de connosco ou contra nós em que a piedade só é entendida para os iguais.

E se o bom devemos enaltecer, maior obrigação nos cabe a denúncia do abuso, do sofrimento, do mal. Maior ainda se este morar em casa de amigo, daquele a quem damos e esperamos a mão sempre que em aflição.

Sou ferozmente anti-taliban pelas mesmas razões, sempre que houver imposição de uma verdade sobre outra. É nestes momentos que sei não haver modelos; temei homens de bem, os nossos filhos ainda vão ter causas para vencer!

Olhos vendados, ouvidos tapados, boca cerrada, mãos algemadas, ajoelhados sobre cascalho com as calças descidas numa humilhação que faz do vencedor o carrasco; mais valia matá-los para descanso dos nossos males. Não são só eles que precisam de rezar!

Quarta-feira, Janeiro 14, 2004

Offshores & off courses

Recebi este email fantástico.

Urgent Utilisation Assistance.
I am Dr Sanco Buba the chairman of Contract advisory board of the Nigeria Department of Petroleum Resources (D.P.R) I am contacting you based on the esteem recommendation from a high ranking officer of the Chambers of Commerce and Industry, This business proposal I wish to intimate you with is of mutual benefit and its sucess is based on trust, cooperation and a high level of confidentiality. I am seeking your assistance in the utilisation of the sum US$18.5M ( Eighteen Million Five Hundred Thousand U.S.Dollars). This fund came about as a result of a contract awarded and executed on behalf of my ministry the department of Petroleum Resources(D.P.R). The Contract was supposed to be awarded to two Foreign Contractors to the tune of US$60,000,000,(Sixty Million United Dollars) But in the course of the negotiation that involved the then Senate President Chief Chuba Okadigbo while on seat, the Contract was awarded to a Malaysian Contractor at the cost of US$41,500,000(Fourty One Million Five Hundred Thousand U.S Dollars) to our benefit unknown to the Malaysian Contractor. I and the Senate President then resolved to transfer the excess of $18.5M into his Foreign Account for our Utilisation upon the completion of the Contract. This contract has been satisfactorily executed and inspected as the malaysian contractor is presently being paid, With the death of the Senate President Chief Chuba Okadigbo I am forced to seek for a foreign Assistance as I am left alone to Utilise this Fund, but for the fact that I as a civil Servant is forbidden from operating a foreign Account here in my Country, I am seeking your assistance to provide a foreign Account which this fund will be transfered for our Utilisation. On actualisation I have resolved to offer you 35% for the essential Assistance and 5% has been ear-marked for any incidental expenses, 60% is for me the Initiator of this transaction/deal All arrangements are in place to conclude this transaction within next few weeks of commencement. Please furnish me with your telephone/fax numbers and moblile telephone numbers on your respond by return mail on my confidential e-mail address :sancobuba@yahoo.com
Regards, Dr Sanco Buba (jp)


A minha resposta foi imediata; imagino-me já a gozar as merecidas férias nas Molukas ...


Dear Sir
I’m thrilled with your invitation. In fact I spend much of my time giving personal assistance regarding funds transfers. I’m used to work with petroleum, diamonds and guns transactions. With my experience and expertise you’ll notice that once you’ll transfer the funds we won’t win just the 35% but also the full prize. For the records you can confirm here my proficiency.
Your humble servant,
José Eduardo dos Santos
República de Angola


Em Angola desapareceram 4 biliões de euros. Eduardo dos Santos já assegurou que não os vai reclamar. Virtudes de um presidente que desconhece as agruras da guerra ou da sida ...
Acompanhe este pensamento com esta música.

Terça-feira, Janeiro 13, 2004

Sons do tempo

Há dias felizes. Andava eu a deambular pela blogoesfera quando dei com esta preciosidade. O blog que o desvenda nasceu ontem, mas a chorar assim antevejo-lhe vida longa.
Os Costeau perderam o nome por litígio legal e vão assim renascer como Moreau. Dizem eles que o site vai ser todo modificado; será possível fazer melhor?!
Deixo-vos os vídeos de Damn These Hungry Times e de Talking To Myself. Mais do que falar, o melhor mesmo é ouvir, ouvir, ouvir ...
Enjoy!


Na minha modesta opinião: a voz de David Bowie nos temas de Brian Ferry, passe o exagero!

Miragem

Carlos Cruz evade-se após visita dos advogados.
Consta que terá fugido num saco ... de roupa suja.

À saída do DIAP
Repórter: Levam aí um saco enorme!
Dupond: É verdade, tudo recibos probatórios.
Dupont: Eu diria mais ... probatórios!
Repórter: Que tipo de recibos?
Dupont: Contámos mais de 10.000 bilhetes de metro.
Dupond: ... mais de 10.000 ...
Repórter: Bilhetes de metro? Mas ele tinha carro e motorista?!
Dupond: É um facto! Mas adorava andar; repare que os trajectos eram sempre feitos entre o Marquês e o Saldanha, o resto do percurso fazia-o a pé.
Dupont: É um facto!
Repórter: Mas o saco está a mexer-se!!
Dupont: É o peso, é o peso! O Zip está a abrir-se!
Dupond: O Zip? Zip!
Nisto pousam o saco no chão com alguma violência.
Ouve-se do saco: “Ahhh! Quem quer ser milionário ....”
Repórter: Vão conseguir ilibar o Carlos Cruz?
Dupond: Há provas que têm de ser reforçadas!
Dupont: Vamos reforçá-las já!
Chamam o motorista.
Dupont: Zé, dá aí uma mãozinha!
Dupond: Antes as duas!
Ouve-se do saco: “1, 2, 3 ....”
Com um movimento brusco atiram o saco para a mala do carro.
O carro arranca em grande velocidade com destino incerto.
Repórter: Rodrigo, passo-te a emissão!
Rodrigo: Uma história já sem história. Falemos agora da Madeira ...


Dupond et Dupont

Cascos de carvalho

Dizem que é a melhor forma de envelhecer o vinho. E nós, onde envelhecemos?

Em pequeno, e fruto de uma espartana educação cristã, ouvi não raras vezes a expressão “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és!”. O adágio mimetiza-nos nos próximos.

Para os cristãos as amizades devem resultar dos afectos, da humildade e da bondade do próximo. Aqui, a alegoria ganha força na emoção.

Sei hoje que a mesma frase pode ser lida de uma forma mais protestante. Não se tratam de amizades mas sim de relações, e estas fortalecem-se pelos compromissos, esforço e sucesso do próximo. Talvez seja esta a razão do sucesso dos anglo-saxónicos, talvez ...

Consta que a partir dos 60, quando se olha para trás, só se vêem as relações inter-pessoais. Quando lá chegar dir-vos-ei com quem andei!


Não dês um peixe, ensina a pescar ...

Segunda-feira, Janeiro 12, 2004

Expresso sem açucar

O Expresso afirma que 40% dos homens portugueses paga para ter sexo. A maioria dos inquiridos afirmou: “Grande novidade; quem paga as jóias, as férias, a casa, a alimentação e a educação dos miúdos ... e depois ainda dizem que não fazemos nada!”. Contudo, a dúvida fica no ar: “Se 40% dos homens paga para ter sexo o que é que isso faz das mulheres deles?”.

Adivinham-se as próximas notícias: "O faroleiro das Berlengas, no seguimento dos casos da Madeira e dos Açores, pediu para ser transferido para o Continente com medo de vir a ser vítima; é que na ilha só lá vivem ele e um burro".

A força da notícia eleva o jornalista!

Perdoem-me a caricatura ...

Domingo, Janeiro 11, 2004

No arame

Pensionista com espírito de iniciativa e sem aversão ao risco.

Pode atirar a moedinha para o chão ... o chapéu está no prego!

Impensável

O bom do Francisco José Viegas, mestre na arte do bem saber receber, entrevistou há dias a Margarida Rebelo Pinto. Falava-se de escrita e a Margarida teimava em justificar o Pop sem recato e com frontalidade, sublinhando as razões que a vida lhe dava para assistir à escolha dos personagens, dos temas, das palpitações, enfim do enredo.
Após ter afirmado a sua preferência por determinado perfil de homem, Francisco respondeu em sorriso que face às características pretendidas ele não seria elegível ao que, prontamente, a Margarida replicou “Você pode vir a ser a excepção, quem sabe, não é?!” ... os segundos de embaraço ultrapassaram em muito as minhas reticências e o Francisco, timidamente, começou a apresentar um livro ao acaso, numa gaguez indisfarçada, provando que a fluidez da escrita não faz a escola da vida.

Há vidas mais coloridas do que outras. Quem somos nós para as recriminar!

Livro aberto, ou talvez não!

Dean

Não, não é de ensino que falo, embora o título o possa sugerir. Interessam-me sim as eleições americanas, já abordadas ao de leve pelo Nuno Mota Pinto, as quais, nas palavras de Mário Soares numa recente entrevista à Sic Notícias, deviam ter os votos do resto do Mundo já que tanto influenciam a humanidade. Não posso estar mais de acordo e, fazendo minhas as palavras do NMP, "Vamos ao que interessa"!

Seria bom que alguém avisado como o NMP pudesse fazer uma abordagem geral ao problema. A proximidade do NMP com Washington ajuda e a nossa distância esclarece. Quem começa?

Por maiores diferenças que tenham elefantes e jumentos, as cores dos confetti são no geral as da nação!

Aproveito para acrescentar ao que já disse, o NMP é de leitura obrigatória. Escrita fluida e pensamento sagaz. As ideias, essas, são as dele!

Pensamento do dia

Ouvia distraidamente um CD dos Tribalistas quando, por mero acaso, tive um acesso de clarividência; não, não podia ser! Repeti a música na expectativa ... et voila!
Desfaço então o mito; ouvi distintamente a palavra “Mulher” a rimar com “José”; de facto, os brasileiros dizem “Mulhé”. Têm ainda palavras em que eliminam as consoantes por combinação de vocábulos como, por exemplo, “Podemos ir” e que soa como “Podemosi”, etc. O que eles fizeram, de forma sublime, foi “vogalizar” as consoantes finais dos vocábulos. Brilhante, digam-me agora se a língua é cantada ou martelada. Mas que soa bem, soa!

Bordar a língua e rematar as pontas.

Sábado, Janeiro 10, 2004

Pantheon esquecido (2)

(Perdoem-me, mas hoje vou alongar-me porque a causa é nobre!)
A causa-nossa (minha também pois é de Portugal que se trata, embora nem sempre pelas mesmas razões) publicou há uns dias a resposta à análise que fiz a um post do Vital Moreira. Vital, que desde já parabenteio pela entrada na blogoesfera e pelo ritmo feérico de edição (superior ao meu, espante-se!), leu mal nas entrelinhas e acusa-me de crítico sem saudade de Coimbra.

Por entrada do Lobo-do-Mar, hoje ancorado no Porto, abordei en passant a problemática de Coimbra. Facto assaz distinto na génese da maledicência proclamada, pois o que me move é assertivo e nobre, não fosse eu um emigrante enamorado pela Lusa Atenas. É certo que critiquei o Vital Moreira pela abordagem inicial, tão-somente por saber que, sendo embora de fino trato e rara inteligência, teve o poder e não teve a ousadia.

Comecemos pelo início. Ser cientista é obrigação de quem o Estado investiu de saber na esperança de que a semente se propague. Assim, o Coimbra Group, embora louvável, deve ser entendido como uma parceria natural na lógica da tradição Coimbrã. Não falo da normal actividade da Universidade, o problema coloca-se a montante.

Há vinte anos Coimbra dispunha de uma vantagem competitiva face ao resto do País. Tinha em relação ao ensino aquilo que na gestão se designa por elevada Brand Equity. Bastava a invocação do nome e ficava no ar a deferência que se deve ao Saber. Era esta a força da sua Marca. Ser a terceira cidade era algo que já se percebia estar a fugir, não havia a tradição de uma indústria alicerçada em gentios temerários. Aveiro afirmou-se assim. Em suma, Coimbra podia e devia ter-se diferenciado como arauto de ensino. A concorrência é hoje fortíssima; Lisboa, Porto, Aveiro e Braga são já referências incontornáveis na oferta de educação. Por falta de tradição de empreendimento, Coimbra não se alicerçou no ensino privado que se sabe ser hoje, quer se goste ou não, o bastião da melhor oferta nos países que perceberam que o conhecimento também se pode exportar. Esta é a excelência que potencia a criação de serviços de alto valor acrescentado, alicerçados no conhecimento e dificilmente replicáveis. Para isso, distanciem-se da cátedra e com humildade e em consciência façam a vossa contrição. Só espíritos livres podem fazer esta revolução. Tirem as devidas ilações e aumentem a oferta de conhecimento, permitam a saudável lógica de mercado no ensino (o contrário é demagogia), deixem os alunos escolher (já o fazem noutras cidades ...), façam de Coimbra a Boston portuguesa. Isto ainda é possível pela dimensão, localização, docentes e tradição da cidade. Repensem a oferta em função da procura, melhorem a qualidade do serviço para que os alunos não falhem, criem rankings para perceber o sucesso dos profissionais que criaram. Não envelheçam, os pais agradecem!

Falemos agora de outros Serviços.

Sabendo-se que Coimbra ganhou diferencial na Saúde nos últimos anos, resultado de uma estratégia cimentada num Hospital Universitário moderno e com quadros de inegável valor, deve fazer-se aposta forte neste cluster antes que se repita aqui o que já aconteceu no ensino. Daqui a 20 anos ninguém fará 200km de Lisboa, ou 90 km do Porto, para se tratar em Coimbra se não percepcionar vantagem clara no serviço prestado. Criem mais sinergias entre os fornecedores de saúde, melhorem a produtividade dos serviços, apostem em cuidados de saúde que exijam elevada especialização, criem unidades com serviços de hotelaria excepcionais, preparem oferta para a prevenção (haverá médicos bastantes?), formem mais médicos e enfermeiros, façam de Coimbra a cidade verde da Saúde.

Falta falar do Direito que tanto garbo tem dado a Coimbra. Faculdade da teoria faz os conceitos que os outros adoptam. Será suficiente? Penso que não! Freitas do Amaral, Jorge Miranda, Marcelo Rebelo de Sousa e tantos outros não se formaram em Coimbra. Uma hora de televisão projecta mais uma cidade do que um ano de aulas, aprendam com a Figueira-da-Foz. Se olharmos para os grandes escritórios de advocacia então aí a diferença é gritante; o pragmatismo das escolas de Lisboa leva de vencida a tribuna de Coimbra. Saberá o VM falar sobre este tema melhor do que eu, mas se o fizer, faça-o sem bairrismo e mostre-nos o caminho.

Falemos ainda na descentralização (não falei em regionalização ...); façam lobby para sediar em Coimbra alguns Institutos e Direcções do Estado. Faço votos para que a iniciativa da API não seja uma mera formalidade para cumprir calendário. Interessa também ao País reduzir assimetrias; apostem nesta estratégia!

Dito isto Moreira, se és Vital (e Coimbra precisa de valores assim) eu fui Exacto!



Educação; palavra hoje demasiado forte pois a maioria dos agentes demitiu-se da nobre obrigação de educar ... quantos são os educadores que conhecem as ansiedades, expectativas, dificuldades e capacidades dos seus educandos? Esta é outra história, fica para segundas núpcias.
Da primeira e da segunda educação já falei também, e essas, quer queiramos quer não, são as mais importantes.
É nestas idades que se apreendem os valores e se forma o carácter, e uma nação sã faz toda a diferença.

Segredo de Justiça

Os magistrados queixam-se dos advogados, os advogados dos políticos, os políticos dos media e os media acusam tudo e todos. Uns e outros refugiam-se na vaidade da exposição, fazendo pausa bastante para que a fotografia lhes apanhe o melhor ângulo. É a cadeia alimentar da informação!

O armeiro, ciente do seu espólio, tranca a sete chaves armas e munições. A despesa será dele se algo faltar, e para isso há código, cela e exemplo. O soldado, cliente do primeiro, só tem autoridade quando investido com as ferramentas de terror. Arma e munições são agora um só, numa harmonia só desfeita em tragédia quando a bala parte para encontrar outro igual, diferente, com vida. O soldado disparara, fizera-o porque tinha a munição e o alvo, faltava-lhe a causa.

Terá o jornalista legitimidade em disparar só porque teve acesso a munições? Será ele o melhor juiz na escolha dos alvos?

Temos ainda um longo caminho a percorrer para compreendermos que a censura é algo necessário e íntimo, na escolha dos meios que não violem a nossa consciência e que garantam o direito ao bom-nome que cada um merece à partida, como nós próprios, aliás. Armeiros e soldados, censurem-se! E nós, alvos, temos de nos recriminar também! Aqui não mora virgem ingénua nem culpa solteira ...

Eu te observo, persigo, condeno, torturo, absolvo e perdoo. Assim, lavo aqui as minhas mãos ...

Barahona Possollo, pintor português ... pasme-se!

Sexta-feira, Janeiro 09, 2004

Sublimes mensagens subliminares

Primeiro estranha-se. Depois entranha-se. Este foi o slogan idealizado por Fernando Pessoa (sim, esse mesmo, que além de poeta era "copywriter") para a Coca-Cola. De facto, está aqui subjacente a criação de hábitos de consumo. Como sempre, Pessoa foi genial (obrigado Miguel pela história).

É fascinante ler alguém que domina o verbo, que brilha na arte de bem toirear as palavras, colocando os ferros quando menos se espera, onde só a síntese e a mensagem conseguem penetrar. Se lhe adicionarmos o quanto baste de razão ficamos aprisionados nas ideias, e estas acompanham-nos mesmo no sono onde mais ninguém perscruta. E, maldição dos corrompidos, se houver emoção que as eleve entramos no domínio do fascínio, qual teia de razões sem razão que nos aprisiona ao texto, ao autor, à ficção.

Cumpre-me assim falar do sublime, da língua enquanto arma e dos seus guerreiros. Pouco me importa os que já foram cantados, e bem, por quem melhor do que eu. Interessa-me, isso sim, falar dos que agora despontam na dimensão da blogoesfera. As limitações da análise ficam comigo, pobre entre os pobres, mas que disso não me escuso nem nisso me protego.

Começo hoje pelos amigos, os que me visitam, que me calam quando leio o que me vão deixando. Sem Pénis, Nem Inveja será para mim uma das maiores surpresas da blogoesfera. Mulher, fatal, iluminada, embrulha-nos nas palavras para no fim nos deixar o doce paladar das suas ideias; imperdível.
Blogotinha, ou quando a escrita Pop pode prender a atenção. Sinto-a na sala a contar histórias breves enquanto vai tratando da lida da casa. Simples, honesto, o texto aqui é mero veículo mas, nem por isso, menos certo.
Mais amigos haverá a falar; ficam para as próximas estocadas.

Falo também dos que visito, e que teimosamente me obrigam a procurar nos arquivos o que vão escrevendo e que eu falhei.
Mar Salgado, refiro-me claro está ao Pedro Caeiro, não desmerecendo o resto da tripulação não vá espalhar-se o escorbuto. Não que ele seja o que em ideologia mais me aproximo, mas por ser seguramente o que na língua melhor sintetiza o que pensa, o que sente. Nomeiem-no mestre das cartas de bem marear pois, sob a magna orientação do vosso capitão, chegarão seguramente a bom porto e, aí, o rum é para todos!
Barnabé, pelo ecletismo dos temas e precisão da escrita. Não é arrebatador mas é insinuante; não discuto as ideias, os sonhadores são eles e, bastas vezes, exasperam-se. Acresce como vantagem o sistema de comentários para que não nos esqueçamos da provocação. Basta lê-los.
Por hoje chega.

Portugal no seu melhor

Bom povo, não desesperem! Ainda há motivos para sorrir.

Figueira-da-Foz ... como percebo o Santana!

Quem tem amigos tem tudo; obrigado Nuno pelo email.

Heróis do mar, nobre Povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Portugal profundo

Enviaram-me esta preciosidade. Fica registada sem mais comentários.

Quinta-feira, Janeiro 08, 2004

Última Hora!

O Template do Exacto voou! Terá sido um ataque ou burrice minha?????
Para que o blog ficasse activo rapidamente optei por um template pré-formatado.
Espero repor alguma coisa mas sei que para além dos contadores perdi links inestimáveis.
Há coisas piores!



P.S. (1) Nada como a cache do Google para recuperarmos algo!

P.S. (2) Penso que recuperei quase tudo! Hip! Hip! Hurra!

Vetustas idades, Idades vestidas

A esperança de vida aumenta a cada dia que passa. Em Portugal é hoje legítimo esperar viver-se até aos 70 no caso dos homens e um pouco mais no caso das mulheres, e isto para que estas possam perceber a vida que levámos. As chatices ficam com elas; como é perfeita a natureza!

Por inferência, podemos dizer que alguém que tem hoje 30 anos, sabendo-se que em 1920 a esperança de vida à nascença era de 40 anos (dados do INE), pode esperar viver até aos 100 quando tiver 70; de facto, em 2044 a esperança de vida andará nos 100 anos ou mais. Infelizmente, como diria o meu Pai, “a esperança de vida só aumenta no fim” o que me leva a levantar algumas questões:

1. Com que legitimidade pode alguém com menos de 80 anos dizer ser de vetusta idade?
2. Porque será que as mulheres a partir dos 40 se esquecem de dizer com que idade é que nasceram?
3. Quando a reforma for aos 40 o que se fará até aos 100?
4. Quando colapsará a Segurança Social?
5. Quem pagará as propinas dos bisnetos?
6. Os automóveis terão pára-brisas de aumento?
7. As caixas prioritárias nos hipermercados serão só para deficientes e grávidas?
8. As dietas alimentares devem ser tomadas em jejum? Isto é, antes ou depois da medicação?
9. Quando a esperança de vida de 100 anos for uma realidade diremos “esperança” ou “receio”?
10. Quanto tempo mais terá ainda a sociedade o culto da juventude?

Estou que nem uma alface! Vai uma corridinha?

Adoro as mulheres mas não resisti à provocação; “vive la différence”!

P.S. Este post é suplemento de outro, Trapos e Desperdício, publicado em 26 de Novembro.

Quarta-feira, Janeiro 07, 2004

Delírio

Dizem que descobrimos o _B__R__A__S__I__L_. Fica a pergunta: porque não ficámos ?

Não posso olhar! 1000, 999, 998, (respira fundo), 997, 996, ...

Estão me chamando de macaco ...

Estrela cadente

Na justiça não há estrelas. Nada me move contra a Edite Estrela. Estou certo que é uma pessoa séria e que neste caso padeceu de ingenuidade política. O que me indigna neste processo é saber que este tipo de expediente está demasiado enraizado na nossa cultura; i.e. para muitos a utilização de bens/serviços públicos em proveito próprio não é crime, testemunho claro de que a exposição ao poder pode deslumbrar quem dele aufere. Bem-haja a globalização, pois este e outros vícios vão sendo percebidos como desvios comportamentais.
Feito o Edital pergunta-se onde estão os outros, e que não se olhe a cores, caso contrário não é justiça mas tão só um mero ajuste de contas!

São rosas, senhor!

Camisa de 5 varas.


P.S. As montagens acabam por agora ... os assuntos sérios seguem dentro de momentos.

Portas, dobradiças e doutos entalanços.

“Quem não se sente não é filho de boa gente!” e como o Paulo Portas não se sentiu, que se saiba, e sendo filho de boa gente, que eu sei, posso então deduzir que as injúrias na boca de um travesti poderiam vir a ser a verdade num tribunal. Este facto deu-me liberdade para imaginar o personagem no papel de uma Dragqueen. A escolha da indumentária resulta das qualidades do Lionfish que, como sabem, é uma das criaturas mais venenosas do planeta. A mistura de beleza e perigo é, convirão, a suprema das hipocrisias.

Clownfish as a Lionfish DRAGQUEEN.

Eu não sou desta história. Só aqui fui chamado para testemunhar!
Cheguem-se a mim que eu explico ...


In the navy
Yes, you can sail the seven seas
In the navy
Yes, you can put your mind at ease
In the navy
Come on now, people, make a stand
In the navy, in the navy
Can't you see we need a hand
In the navy
Come on, protect the motherland
In the navy
Come on and join your fellow man
In the navy
Come on people, and make a stand
In the navy, in the navy, in the navy (in the navy)

They want you, they want you
They want you as a new recruit

Village People

P.S. Ouça aqui toda a música. Para a ouvir no Windows Media Player tem de aceitar a instalação automática de um codec (codificador-descodificador) da Microsoft que, aparentemente, é inofensivo.
Acrescento ainda que não tenho nada contra as Dragqueens!

Segunda-feira, Janeiro 05, 2004

Segredos de Polichinelo

Era uma vez, num mar muito distante, um peixinho palhaço chamado Nemoh (ler ao contrário, como tudo o resto, aliás!). O seu destino estava traçado!
Nemoh vivia feliz; tinha por companhia um peixe balão que não lhe dava descanso e que inchava por tudo e por nada. Por várias vezes picara Nemoh mas nem isso diminuía a amizade que os ligava.

Pela tez chamaram-lhe Sarraceno, mas Nemoh preferia tratá-lo pelo petit nom Coutada, vá se lá saber porquê! Sempre que brincava confiavam Nemoh a um amigo não fosse Coutada aleijá-lo. Gladiador, azul no saber, protegia o clownfish com desvelo. A energia com que brincava só era comparável à  sua inexperiência. Gladiador era um enfant terrible.

Andavam eles a brincar quando outro peixe se aproximou. O ar era grave; vinha o ofendido pedir meças ao Gladiador. "Dizem por aí que sou peixófilo, ofensa grave merece reparo e tu Gladiador meteste-nos a todos na mesma rede!"

Gladiador balbuciou "Também tu Ferrus?" e, dizendo isto, virou-lhe as costas. Nisto, surgiu um tubarão.

"Calma, sou vegetariano! Devemos deixar o Gladiador em paz. Alguém viu o Nemoh?". Perante tal ameaça o clownfish refugiara-se num coral de recife. Mal sabia ele que o perigo não era este. No final, tal como outros, acabaria num aquário.

Finding Nemoh ... in a a Clownfish Sea

Em cartaz num País perto de si!

Nós de Marinheiro
Nó Cruz para subir o pano.
Nó Sá Fernandes para embrulhos.
Nó Nabais para cordas da mesma classe.
Nó Rito para saltar à corda.
Nó Oposição, o mesmo que nó górdio.
Nó Governo, o mesmo que nó cego.
Nó Pedroso quando já nada funcionar.
No Doubt, deram-nos o nó!

Arco-íris

Quem pensar que somos diferentes é tolo. Não é a cor que nos distingue mas sim a forma como pintamos a vida.

Derby da 2ª Circular

Há hoje 6 milhões de portugueses com insónias! Este flagelo é uma preocupação recorrente da saúde pública. Consta que há pessoas em depressão há 10 anos. O défice está explicado; despesa em saúde!

Tenor e Bailarino ... "não habia nexexidade!"

Mensagem do Ponto da Costa: “Os benfiquistas são como os camarões: vermelhos por fora, brancos por dentro, só têm m... na cabeça, e até os comemos, carago!”
Vale-me ser da Académica ...


Domingo, Janeiro 04, 2004

Graffiti

A origem: Na “Vida de Brian” dos Monty Phyton, Brian (se a memória não me falha) é apanhado na calada da noite a pintar num templo a frase “Abaicho os rumanos!”. O guarda, exasperado, explica-lhe os erros que ele tinha cometido em latim. Como castigo, Brian é obrigado a reescrever a frase corrigida cem vezes nas paredes do templo ...

A zona de Lisboa foi tomada pelas pinturas rupestres urbanas. Muro sem assinatura é papel em branco. Mas há mais; paredes, portas, janelas, caixotes do lixo, placas de sinalização, carros abandonados, “you name it”! Este tipo de arte já invadiu por direito próprio o quotidiano dos portugueses. Basta fazer uma viagem a Lisboa num qualquer ramal de comboio para se perceber o que estou a dizer. Escrevo hoje particularmente chocado pois esta praga invadiu Cascais. É quase como cuspir para um diamante para lhe dar brilho.
De todas as artes, se lhe pudermos chamar assim, esta é certamente a única que se distingue pela ditadura da estética e violação do património.
Falemos de estética. Se considerarmos que 90% dos graffiti’s são meras assinaturas começamos a compreender o leit motif dos autores; também as feras urinam para marcar território, mas as analogias não se ficam por aqui. A maioria das feras ataca em matilha para diminuir o risco de insucesso. Não houvesse gangs e a maioria dos (gra)fiteiros teria na televisão o único motivo de insucesso escolar. Mas mais grave do que a cobardia é a imposição de mensagens de carácter oculto, dirigidas a uma comunidade já familiarizada com estes códigos, sem legitimação da sua estética. Ousasse um arquitecto tamanha heresia e a obra não ficaria para a história.
Quanto ao património. São verdadeiros snipers do património alheio. Não escolhem alvos, não têm causa, apenas vaidade. Comecemos pelo óbvio. Não se conhecem (gra)fiteiros com idades que denotem uma vida ganha em trabalho. As latas foram certamente compradas com dinheiro “encontrado” nas carteiras dos desafortunados pais. As telas, essas, são dos incautos que dormem, e foram pagas pelos próprios ou pelos impostos de todos. O (gra)fiteiro está acima da lógica de propriedade e, assim, reescreve o código civil configurando nele uma nova forma de contrato. Infelizmente não lhe sobra o ónus de gerir o serviço de limpeza e de suportar o seu custo. Crime perfeito!
Falemos, por fim, em segurança. Há alguns anos em Nova Iorque, local onde esta actividade atingiu o apogeu, o Mayor Giuliani mostrou que combatendo todas as formas de crime se reduzia o receio da população e, também, a incidência dos crimes mais graves. Espantoso; o graffiti é uma das formas de iniciação da delinquência, como se não o soubéssemos já.
É urgente combater este flagelo para bem de todos, e dos (gra)fiteiros em particular!

Muitos destes miúdos deviam estar a pintar telas! Dr. Capucho, mexa-se!

Graffiti - do grego "graphein" e do latim "graffito" (desenho ou rabisco numa superfície). Tanta erudição para expressar o nada.

Sábado, Janeiro 03, 2004

Heranças

1. Salazar.
2. Marcelo Caetano.
3. Spnínola.
4. Otelo.
5. Costa Gomes.
6. Vasco Gonçalves.
7. Soares.
8. Sá Carneiro.
9. Eanes.
10. Cavaco.
11. Guterres.
12. Durão.
13. 453.000 portugueses desempregados.
14. Défice nos 3% via receitas extraordinárias (titularização de dívida fiscal e da Segurança Social e a transferência do Fundo de Pensões dos CTT).
12. Recessão económica (PIB diminuiu).
(Nota: A correlação está explicada, não se pode pedir mais! Antes fôssemos deserdados ...)

Olhemos o futuro!

Embora o post possa parecer pessimista não o é! No entanto, devemos perceber o passado para traçarmos o futuro. Poucos foram os líderes com sentido de estado e visão estratégica. Falta a Portugal um grande líder, os outros podem ser meros técnicos. É assim preocupante não haver na classe política ninguém, repito: ninguém, que tenha esse destino. Aceitam-se inscrições!

Checkpoint Charlie

A prova que faltava. Confirma-se, assim, a reunificação da Alemanha! Agora só falta a Europa ...


Heidi Klum; I'm speechless!

Aves de rapina

Também eu, na melhor tradição britânica, apoio o mecenato. Não fora isso e jamais me permitiria ter na minha residência a estátua de Bonaparte (melhor, Buona Parte para sermos rigorosos) esculpida pelo Canova e, também, um dos dois exemplares do Tratado de Tordesilhas. (Duque de Wellington)

O cavalo é lusitano ...

Obrigado ingleses; sem vós Portugal teria ficado mais pobre, que o digam os amigos de Peniche.
Implorámos por uma aliança Santa e conquistámos uma santa Aliança ... firmada na Magna Carta! É a chamada táctica do quadrado ...

Sexta-feira, Janeiro 02, 2004

França

País fantástico. Paris confere-lhe o apogeu em história, monumentos e patine. Porquê então o orgulho Francês?
Nunca uma nação deveu tanto a tão poucos! Foram derrotados pelos vizinhos de maior porte, Inglaterra e Alemanha, e não fossem os americanos e hoje não se dançaria o Cancan no Moulin Rouge. De agradecidos passaram a humilhados, e não é para menos, se o imperador corso tinha por primeira língua o italiano, na arte encontraram representação maior no Leonardo, o fiorentino. E que Mona ...

Narcisos ... dão-se bem em jarros!

J’aime bien Paris! Tant pis pour les citoyens …

Quinta-feira, Janeiro 01, 2004

Curvas e contracurvas

O Exacto recebeu hoje uma visita de Estocolmo. Confirmem o que o Einstein já tinha teorizado; a curva é o caminho mais curto entre dois pontos.

Big Brother.

Virtudes do McAfee Visual Trace.

Palpitações

Oh!Oh! Oh!
Homens e mulheres de bem, depois do Inverno de 2003 aguarda-se a Primavera com expectativa; tudo vai bem no reino da fantasia neste ano santo de 2004!



Ficou velho no esquecer de histórias e agitação,
nascido santo teve no tempo a emoção,
deixou para trás dias contados sem regresso,
faria um ano e já lhe urdiam o processo.

Foi breve e atribulado, aliás como os demais;
finda a festa escutai-me agora ó comensais,
é tempo de pensar o que faltou, elevar Portugal,
este povo merece mais, merece tudo, não há igual!

(feito a 14 graus; é carrascão mas soube bem!)

No comments