quinta-feira, janeiro 15, 2004

Uncle Sam

Confesso! Confesso! Gosto dos americanos, do seu estilo de vida, do país feito por tantos, mas tantos, que não há linhagens que os possam distinguir.

Confundem-me as suas contradições; nas artes o sentido do belo, nas ciências a antecipação do conhecimento, no mercado as oportunidades inesgotáveis, na democracia a expressão das desigualdades, e, contudo, por detrás do lustro antevejo a sombra de um monstro voraz. E tudo isto, das cataratas do Niagara às colinas de São Francisco, das Montanhas Rochosas ao pitoresco de New Orleans, só foi possível porque se acreditou no indivíduo, porque o esforço foi traduzido em capital. E aqui mora a contradição, pois a cura já é doença, o capital gera poder e este corrompe o discernimento, atenuando a necessidade de confrontar decisões com valores. E logo eu que sou pelo capital!

Ganha expressão esta análise quando se percebe que o sentido de justiça, na maioria das vezes certo, está carregado com a arrogância do Olimpo, numa lógica de connosco ou contra nós em que a piedade só é entendida para os iguais.

E se o bom devemos enaltecer, maior obrigação nos cabe a denúncia do abuso, do sofrimento, do mal. Maior ainda se este morar em casa de amigo, daquele a quem damos e esperamos a mão sempre que em aflição.

Sou ferozmente anti-taliban pelas mesmas razões, sempre que houver imposição de uma verdade sobre outra. É nestes momentos que sei não haver modelos; temei homens de bem, os nossos filhos ainda vão ter causas para vencer!

Olhos vendados, ouvidos tapados, boca cerrada, mãos algemadas, ajoelhados sobre cascalho com as calças descidas numa humilhação que faz do vencedor o carrasco; mais valia matá-los para descanso dos nossos males. Não são só eles que precisam de rezar!

Sem comentários: