domingo, outubro 05, 2003

Papado (1)

Segundo o jornal Público de hoje "O Papa João Paulo II disse ontem ao novo arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, que permitir a entrada de clérigos homossexuais na comunidade anglicana era uma "séria dificuldade" no caminho da unidade cristã. O Papa, de 83 anos de idade, visivelmente cansado, revelou dificuldade ao ler o discurso em inglês, naquela que foi a primeira visita de Rowan Williams ao Vaticano".

Este episódio recorda-me uma pequena fábula. Um dia, uma formiga e um elefante corriam no deserto. Subitamente, diz a formiga ao elefante "Olha para trás e vê a poeirada que estamos a fazer!".

O absurdo reside tão-somente na cegueira em admitir o óbvio. Numa população de 6 biliões um terço é cristão. Destes, 53% são católicos e somente 19% são protestantes. "So what?". A grandeza do cristianismo não advém tanto da sua diáspora mas sobretudo da sua força económica, política e militar. E isto é tanto verdade quanto maior for a deserção de crentes, como é o caso. Unidos pela mesma fé separa-os a doutrina e a Igreja. E aqui a diferença é imensa!

Comecemos pela estrutura; a católica, hierárquica e vitalícia na liderança, está moldada a viver poucos sobressaltos. Quer-se próxima da sociedade civil mas adopta uma estrutura quase marcial.
Vivemos tempos de mudança. Cada 3 anos eram uma década no século passado. A informação era restrita e, mesmo assim, tardia. Como era simples moldar a sociedade. Contudo, o homem fez-se indivíduo e, na sua individualidade, acentuou a sua diferença. A sociedade abriu-se ao diálogo e vieram as democracias. Os saxões estavam melhor preparados. Tinham a cultura do sucesso, da livre iniciativa e aprendiam no erro. A sua Igreja cresceu assim. O clérigo vinha do povo e, como ele, trazia as suas virtudes e defeitos. Não há santos mas sim homens de bem; sacrilégio esse o Homem escolher os pares de Deus.

E como se dá o homem com a sua Igreja? Vale a pena reter as CHRISTIAN DIFFERENCES By Rodger Doyle extraídas da Scientific American: "Some of the facts are consistent with the theory of church attendance and denomination: Scandinavian countries have small Catholic populations and very low church attendance rates. The former West German state, where Protestants and Catholics both have large minorities, is in the intermediate range, and attendance rates in Italy, a mostly Catholic country, are fairly high. Most others, however, do not fit neatly into this pattern. Spain and Belgium, both traditionally Catholic countries, have intermediate rates, whereas France, also traditionally Catholic, is in the bottom category--not surprising, given its long anticlerical tradition. " Se o número fizesse a diferença então os muçulmanos teriam razão, e a Igreja e a sociedade civil seriam uma só.

Muito haveria a dizer. Fica para o próximo Papado, o (2).


Bíblia, o livro mais vendido da história; Alcorão, o livro mais lido da história. No que deu a falta de livros ...
Católico anónimo

Sem comentários: