sábado, novembro 15, 2003

Emoção e Palato

O tempo convida ao crime. Vento, chuva e recessão são argumentos bastantes para o retiro no lar. Sentado, folheio uma revista quando sou assaltado pela imagem de uma garrafa Montes Alpha branco, considerado em 2000 o melhor Chardonnay do mundo pela Slow Food Organization na Feira de Verona. Recordo o travo, a consistência, a cor, qual musa desvendada na ilha dos amores. De facto, encontrava-me em Huaine, ilha paradisíaca da Polinésia Francesa. O restaurante do resort encontrava-se todo sobre o mar, numa estrutura paliçada, tendo por tecto colmo entrançado. Não havia janelas, a brisa era bem-vinda naquele ambiente quente e húmido.
O garçon, um misto de doçura feminina e destreza alentejana, tardava em trazer o afamado vinho que tanto me recomendara. Feliz coincidência, tal dilate permitiu-me ouvir pronunciar en passant a palavra Cascais. Olhei, na mesa ao lado um casal falava português, o sotaque era paulistano. Palavra puxa palavra e ficámos todos na mesma mesa.
Ângela e Dilermando eram veteranos. Advogados, cumpriam as férias de Inverno pela sétima vez nestas paragens. Os conselhos eram muitos e vieram a revelar-se de grande utilidade. A amizade que aí nasceu já nos fez juntar mais duas vezes, mas nunca em Huaine, infelizmente.
Avistou-se o vinho; Dilermando cobiçava a minha sorte, no Brasil os bons vinhos portugueses são sempre raridades. Depois da prova, acompanhámo-lo com um cocktail de gambas cruas num molho de leite de coco e limão. Perfeito, mas para ser sublime faltava o Bulhão, o tal que nada tinha de pato.

Bora-Bora e a saudade aumenta ...

Amêijoas à Bulhão Pato - Haute cuisine portugaise
Receita: Arranjam-se as amêijoas como habitualmente, pondo-as de molho em água com bastante sal e lavam-se em várias águas para largarem a areia.Leva-se ao lume o azeite, deixa-se aquecer e juntam-se os dentes de alho picados. Deixa-se alourar um pouco. Introduzem-se as amêijoas e os coentros finamente picados e tempera-se com sal e pimenta. Mexe-se o recipiente de vez em quando. Quando todas as amêijoas estiverem abertas, regam-se com o sumo de meio limão. Serve-se com o restante limão cortado em quartos.
Ingredientes: 1 kg de amêijoas, 2 colheres de sopa de azeite, 2 dentes de alho, 1 limão, 1 raminho de coentros (podem dispensar-se ... tramados estes alentejanos), sal e pimenta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uffa!!! e agora com agua na boca...um sitio paradisiaco, dizem...um vinho execelente, dizes...umas amênjoas hummm...bemmmm como longe estou de tudo isto vou dar uma sugestãozita...na água de lavagem á ameijoa junta um pouco de farinha e verás a eficácia na expulsão da areia! Parabens pelo teu blog!Bem haja! alda