sexta-feira, novembro 14, 2003

Sequências e Paralelos

Em economia, da qual nada sei, utiliza-se a expressão ceteribus paribus para exemplificar um modelo multidimensional onde se manipula uma só variável, fixando-se as restantes. Pretende-se, assim, reduzir a complexidade do modelo.
Nada melhor do que este princípio para análise mais profunda. Se atendermos ao passado recente de Portugal (entendo por recente o período que medeia o século 16 e a actualidade ...) verificamos que tem havido uma incapacidade para se trabalhar em paralelo; i.e. tem-se aplicado em demasia a lógica cetiribus paribus (tradução livre “seremos parvos?”). Este particular ganha revelo quando se trata de política. Ou se fixam todas as variáveis, ou se trabalha só com uma e, na maioria das vezes, mal.
Fixemos uma! O custo tem sido a palavra de ordem; é certo que não o podemos evitar na pirâmide das preocupações, mas é demasiado redutor como propósito de um povo, mesmo que transitório. Colocar o escriturário, mangas de alpaca e pala nos sobrolhos, a gerir uma empresa pode ser eficiente, mas não é eficaz ...
Num tempo em que a gestão tenta materializar a estratégia (alguém sabe o que é?) através de técnicas eruditas, como o balanced scoredcard e outras, nós teimamos em sequenciar as actividades não vá a Nação ter um esgotamento!
Em política, e na Europa, a palavra norteado ganha novo significado!

Na política sou agnóstico, sigo aqui e ali aquilo que sinto.

Parallel processing: simultaneous processing by two or more processing units, in hyperdictionary.
Economia: este link foi encontrado no Mar Salgado que o tinha encontrado no Mata Mouros que ...

Sem comentários: