sexta-feira, dezembro 05, 2003

Erdo, Eito, Op, Ois!

É pois com voz de marcha que começo este post. Para se marchar bem tem de se manter a mesma cadência entre a esquerda e a direita. Há quem lhe chame alternância, eu chamo-lhe equilíbrio. As pernas são do mesmo corpo, e se uma atrasa a outra avança. É pois estéril querer provar que asneira passada justifica o presente, ou que falha actual compromete o futuro. Tudo muito bem, têm todos razão!
Sem querer desculpar o passado ou temer o futuro, permito-me fazer a análise possível ao post do blog De Direita. Não sou o visado, mas se li posso argumentar!

1. Estamos de facto a caminhar para a consolidação mas à custa de quê? Estaremos mais próximos dos europeus ou mais distantes? É verdade que temos um passado que não ajuda, “so what?”, também os alemães tiveram a segunda guerra e agora mandam no euro.
2. O défice externo diminuiu é um facto; diminuiu também o volume absoluto da nossa balança externa, e a balança de pagamentos beneficia do facto de não termos um problema monetário macroeconómico pois andamos a reboque do euro.
3. Quanto à necessidade de um novo código de trabalho estamos todos de acordo, embora a forma e conteúdo possam merecer comentários. Quanto à acção executiva só pode ser piada; se as conservatórias estão atrasadas mais atrasadas ficarão; resolve-se um problema criando um novo.
4. A política de correcção dos desequilíbrios macroeconómicos da economia portuguesa, como sejam o défice externo, sobre-endividamento ou desequilíbrio das finanças públicas são algumas das dimensões da política económica.
Quanto à diplomacia económica, de grande bondade no espírito, peço um exemplo, “show me the money”!
Aproveito para perguntar o que é a API; um organismo de promoção do investimento que ao invés de ter um estratega com dimensão comercial na liderança, tem um técnico em economia e bairrista quanto baste (da Régua até à Foz ...). Qual é o impacto deste organismo na economia (aceitam-se exemplos em cêntimos ...).
Finalmente, falando da diminuição do IRC, mais vale tarde do que nunca ... e estava prometido!
5. Os dossiers Portucel, Gás, Água e Electricidade estão em negociação há quanto tempo (pode ser em dias úteis ...)? Já chegaram a conclusões? É normal conduzirem-se estes dossiers assim? Onde estão as utilidades das utilities?
A reforma do Notariado já está implementada? Quem vai notariar? Os notários, advogados, bancos ...
Já há cruzamento de informação entre a SS e a DGITA? Desde quando (informem-nos pois eles não sabem ...)?
Colocaram um banqueiro na RTP e consegui-se, assim, resolver o serviço da dívida. Alvíssaras. E quanto ao serviço público ...
6. Falando da educação só posso dizer ... TRUE! Temo que não se faça muito.

Nada mais tenho a acrescentar já que os restantes pontos se resumem a diatribes entre políticos. Acredito em Portugal e sei que não há virgens nesta história. E agora, mãos-à-obra que se faz tarde!
Em frente! Arche!

Tenho a leve sensação que assim não vou a lado nenhum ...

1 comentário:

Anónimo disse...

Por que nao:)