sexta-feira, outubro 20, 2006

Estreias da semana

Uma família à beira de um ataque de nervos
Uma viagem numa combo da VW é o pretexto para uma família depressiva nos confrontar com a cultura dos vencedores e vencidos. Uma comédia ao american way of life. Um filme que vale pelos momentos caricatos e pela mensagem. O final inesperado e feliz cumpre a tradição hollywoodesca. Vale a pena levar pipocas, vai ter tempo para as comer...




Maria Antonieta
Não se prendendo com os aspectos mórbidos da revolução, Sofia Coppola dá-nos uma perspectiva deliciosa da vida mundana de Maria Antonieta. A riqueza dos trajes, o fausto das refeições e a superficialidade da vida na corte prendem-nos do primeiro ao último "frame", tudo acompanhado por uma selecção musical soberba. Versalhes no auge a adivinhar a decadência. O baile de máscaras é magistral. No fim, como no começo, a austríaca incompreendida vai para um destino que não escolheu. O rei, Luís XVI, aparece caricaturado como um homem sem vontade ou destino. Depois veio o iluminismo e os estados ficaram laicos.
Os franceses atribuíram ao filme a Palma de Ouro mais por vergonha do que por orgulho. Não leve as pipocas, as imagens vão fazê-lo/a salivar muito mais!

3 comentários:

Cucagaio disse...

Falta o melhor filme "Filme da Treta". Se for como a peça de teatro, o exito está garantido.

SaoAlvesC disse...

Tenho que ver esta Marie Antoinette, definitivamente não posso perder. O Filme da Treta vou ver amanhã, tenho convites... mas vou desconfiada!

Bom fim de semana João :)

João Mãos de Tesoura disse...

cucagaio: acredito que seja uma grande comédia. Também quero ver!

pandora: não percas, vais gostar. Particularmente porque aborda a dimensão intemporal da mulher dondoca.
Bfds para ti tb