sexta-feira, setembro 29, 2006

Predição

Estão criadas as condições para a Sonae.com tomar conta da PT. Não poderá ficar com todos os activos, mas convenhamos que também não os queria. A razão maior prende-se com a viabilidade da Optimus que, depois de fundida com a TMN, passará a ser o maior operador de telecomunicações móveis do País. Não podendo fazer crescer a sua base instalada de clientes, restava-lhe comprar outro operador.
O negócio foi bem montado. A operação no Brasil foi negociada à partida, ficando este talhão para a Telefónica da nossa vizinha Espanha que assim solidifica a sua posição na América do Sul. A PTM (multimédia), a TV Cabo e a PT Comunicações (rede cobre) serão provavelmente alienadas a outros investidores. Paes do Amaral e João Pereira Coutinho não precisaram de lançar contra-OPAs para obter o que desejam. De facto, não faria sentido lançar uma operação que aumentaria o preço das acções, mas sim chegar a acordos que muito provavelmente já estarão assinados. Um deles ficará com a PTM, o outro com uma das redes, cabo ou cobre. Tendo, ainda, a Sonae de vender os produtores de conteúdos, acredito que venham a alienar a TV Cabo uma vez que podem fundir a PT Comunicações com a Novis. Assim, arrisco prever que a PTM irá para o João Pereira Coutinho e a TV Cabo para o Paes do Amaral.
Com o desmantelamento da PT e a alienação de grande parte dos seus activos, Belmiro fará um grande negócio sem ter de desembolsar muito. Espero que no final ganhe o consumidor, tanto no preço como na qualidade de serviço.



O rosto de um empresário que arrisca!

3 comentários:

João Mãos de Tesoura disse...

Querem ver que ninguém gosta de economia... :)

Unknown disse...

Este homem não brinca em serviço!
Quanto ao consumidor ganhar, tenho algumas dúvidas, mas vamos esperar para ver...

João Mãos de Tesoura disse...

cruzeiro: é esperar para ver! :)