Foi há alguns dias ... hoje só consigo pensar naqueles que despareceram no mar, nos que estão debaixo dos escombros, dos que nunca se saberá!
Estive 15 dias a mergulhar num barco (live aboard) com mais 18 amigos meus e conheço bem toda a costa desde a União de Mianmar (ex-Birmânia) até à Malásia. Não consigo imaginar aquele paraíso destruído!
Ocorreu-me que um Tsunami deve ter demorado algum tempo a chegar às várias costas que devastou e ninguém, que se saiba (as protecções civis lá do sítio), alertou para o perigo. Ainda estou recordado da falsa ameaça que ocorreu no Algarve há uns anos e que obrigou ao encerramento de praias e à evacuação de localidades costeiras (como eles tinham razão! Mais vale prevenir ...).
De facto, a noção de civilização é bem retratada nesta definição: O desenvolvimento de um País é aferido pela sua capacidade de resposta a uma catástrofe!
A capacidade de resposta antes e depois da catástrofe ... qualidade da protecção civil, das infraestruturas (hospitais, casas, meios de comunicação, ...), da saúde, etc. Como seria em Portugal?
Sem comentários:
Enviar um comentário