quinta-feira, dezembro 30, 2004

Tsunami

Foi há alguns dias ... hoje só consigo pensar naqueles que despareceram no mar, nos que estão debaixo dos escombros, dos que nunca se saberá!

Estive 15 dias a mergulhar num barco (live aboard) com mais 18 amigos meus e conheço bem toda a costa desde a União de Mianmar (ex-Birmânia) até à Malásia. Não consigo imaginar aquele paraíso destruído!

Ocorreu-me que um Tsunami deve ter demorado algum tempo a chegar às várias costas que devastou e ninguém, que se saiba (as protecções civis lá do sítio), alertou para o perigo. Ainda estou recordado da falsa ameaça que ocorreu no Algarve há uns anos e que obrigou ao encerramento de praias e à evacuação de localidades costeiras (como eles tinham razão! Mais vale prevenir ...).

De facto, a noção de civilização é bem retratada nesta definição: O desenvolvimento de um País é aferido pela sua capacidade de resposta a uma catástrofe!



A capacidade de resposta antes e depois da catástrofe ... qualidade da protecção civil, das infraestruturas (hospitais, casas, meios de comunicação, ...), da saúde, etc. Como seria em Portugal?

Sem comentários: