segunda-feira, fevereiro 02, 2004

Bush presupuesto

Não passou de um susto. O semanário Expresso publica esta semana na revista suplemento Única o artigo “De volta às raízes”. Pergunta-se em caixa, e passo a citar, “Sabia que George W. Bush é descendente de portugueses?”. Leitura mais atenta vem explicar que o presidente americano tem ascendente na D. Urraca que, segundo a jornalista, era “mãe do fundador de Portugal ...". Nada de mais falso; D. Urraca tinha por meia-irmã D. Teresa, essa sim mãe de Afonso Henriques e filha bastarda de Afonso VI, rei de Castela e Leão.

Foi Afonso VII, filho de D. Urraca, coroado imperador de “Toda a Espanha”. E foi contra este primo que Afonso Henriques combateu no Minho e com o qual fez o pacto de “fidelidade, segurança e auxílio contra os inimigos”. Expulsaram-se assim os mouros da Península e desenharam-se os contornos de Portugal.

Para quem aprendeu as origens na escola, algo que falhou à jornalista Catarina Carvalho, será claro entender que Bush tem ascendente espanhol para descanso do nosso passado. Poderia, contudo, ter ascendente na dinastia Filipina que isso não nos faria mossa.

Temo agora o pior, vir a descobrir-se que Fidel de Castro, Bin Laden, Kim Jong II e tantos outros possam ter ascendentes portugueses. O Expresso lá sabe!


Houve várias Urracas; duas filhas de Afonso Henriques, uma legítima e a outra bastarda, a mulher de Afonso II, e outras que ficaram no tempo pois este nome já hoje se perdeu.

Embora republicano, presto aqui vassalagem à primeira bandeira.

Sem comentários: