quarta-feira, outubro 27, 2004

Presentismo

Não critique o seu colega se estiver de baixa, ele poderá estar a trabalhar mais do que você. De facto, este artigo da HBR revela que pior para a produtividade do que o absentismo é a sua contraparte, o presentismo. Fala-se aqui das pessoas que, embora estejam no trabalho, têm problemas de saúde ou outros problemas que não lhes permitem ser completamente funcionais. Como sabemos, pior do que não fazer é fazer mal! Woody Allen acrescentava, “80% do sucesso profissional pode ser atribuído a aparecermos simplesmente no trabalho!”.


Aquilo que sempre quis saber e que nunca teve a coragem de perguntar ... ao colega do lado!

Source: Harvard Business Review, October 2004, pg. 51.


Tive um professor na faculdade que em jeito de brincadeira nos deu uma matriz infalível para identificar o potencial dos R.H.
Inteligente e Preguiçoso: Sendo inteligente não erra, sendo preguiçoso demora a tomar decisões; perfil adequado a administrador ou ministro, lugares de decisão estratégica.
Inteligente e Trabalhador: Sendo inteligente não erra, sendo trabalhador é ideal para a gestão quotidiana; perfil adequado a director ou secretário de estado, lugares de gestão operacional.
Burro e Preguiçoso: Sendo burro vai errar, sendo preguiçoso demora a tomar decisões; perfil adequado a administrativo de secção de reclamações ou atendimento na função pública, lugares que se pretendem inoperacionais.
Burro e Trabalhador: Sendo burro vai errar, sendo trabalhador não vai parar de fazer “merda”, nunca contratar!

Sem comentários: