domingo, agosto 13, 2006

Aprendiz de ignorante

Hoje dei comigo a olhar para o mar e a pensar, “afinal o que estou eu a ver?”. Alguém me sabe explicar cientificamente a diferença entre oceano, mar, lago, lagoa, rio, ribeiro e ribeira?

Quanto à diferença entre oceano e mar não aceito o argumento do tamanho! Sim, falamos de que tamanho? A partir de que dimensão um mar é oceano? Também não aceito as fronteiras dos oceanos pelas placas tectónicas, sabiam lá os nossos antepassados onde é que elas passavam no fundo dos mares!

Agora falemos da diferença entre mar e lago. Um e outro podem ser de água salgada ou de água doce. O mar de Aral, perto do mar Cáspio e enfiado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, é de água doce. Ah pois é! Bastou a acção do tempo para que glaciares e rios dessalinizassem as águas deste mar. O tamanho também não é argumento, o lago Baikal na Sibéria é maior do que o mar de Aral. Este "laguinho" tem só 20% de toda a água doce que corre à superfície do planeta!
Podemos dizer, e especulo, que os mares interiores, salgados ou não, foram isolados dos outros mares por deslocações dos continentes e que os lagos, ao invés, nunca estiveram em contacto com mares, resultando simplesmente de serem bacias onde desaguaram rios, glaciares e chuvas. Sei lá, estou perdido!

Lago e lagoa é uma destrinça que não existe no inglês que eu saiba. Será uma idiossincrasia portuguesa que gosta de dar um toque feminino ao belo? Será que um tem afluentes que o alimentam e a outra não? Não faço "puto ideia"!

Falemos do mais fácil, fazer a separação entre rio e ribeiro. Aqui pode haver o argumento do caudal, de facto. Mas digam-me, a partir de que momento é que um ribeiro passa a ser rio? Veja-se o caso do Mondego, maior rio nascido em Portugal, a partir de que coordenadas é que se considera rio? E antes desse momento que raio de nome tem o ribeiro? Sabem?

Quanto à diferença entre ribeiro e ribeira... deve ser um problema de quotas, e não, não falo das geodésicas mas sim das parlamentares...

Depois de tanto “parlapié” fiquei com sede! Vai um copito "d'água"? E agora vou descansar antes que me Ria... Ah! Essa é fácil e vocês também sabem!



E da Gotinha se fizeram oceanos, mares e outras inundações!


Acompanhar a foto com esta estória:
Diz o lago pr'a ribeira - Aguenta-te c'u ribeiro qu'a minha parece uma lagoa!

3 comentários:

João Mãos de Tesoura disse...

Se ninguém comenta, comento eu!
Este post meteu água! :D

Anónimo disse...

Eu estava aqui na net justamente procurando uma explicação que me satisfizesse sobre a diferença entre mar e oceano!
abraços,
Roberta.

João Mãos de Tesoura disse...

roberta: se encontrar avise!
Abraços