quarta-feira, agosto 24, 2005

Pequena definição para um grande problema (post polémico)

Português (def.): alguém que conhece o mundo pelos destinos exóticos (Cancun, Cabo-Verde, Tailândia, ...) e desconhece tudo o que fica a norte dos Pirinéus. Recorda a história até ao reinado dos Filipes e quando quer impressionar estrangeiros fala do Figo e do Mourinho. Conduz automóveis com pedais on-off e gosta de ver incêndios. Delicia-se com visitas ao shopping desde que o tempo não convide a passeio. Tem barriga porque a mulher também tem e desculpa aos filhos o insucesso escolar. Tem dificuldade de concentração pelo que prefere a publicidade à programação, embora delire com telenovelas e reality shows. Tem alguma propensão para stand-up comedy desde que seja revisteira. Embora não seja participativo, aprecia eleições e todo o tipo de greves. Não planeia nada e prefere irritar-se com as soluções de recurso. Tem pena de si próprio e adora tudo o que é feito pelos outros. Olha os vizinhos com inveja mas sempre que pode vende-lhe os anéis a preço de saldo. Declara sempre menos do que ganha, mas gosta de exteriorizar riqueza. Não precisa de automóvel mas tem um melhor do que o do colega. Considera-se honesto mas não diz o mesmo do vizinho. Janta sempre em casa e quando sai não deixa gorjeta. Tem uma conta superior no cartão de crédito do que na conta poupança. Ao choro chama fado e ao miserabilismo chama saudade.
Porra, estou a falar de mim?!

E para os brasileiros que aqui passam:

Brasileiro (def.): juntar à definição acima a palhaçada dos italianos e o torpor dos africanos. Afinal eles são uma mistura rica em inutilidade, e essa, meus amigos, é o segredo da felicidade.

(Adoro Portugal e o país irmão, mas devemos olhar para as nossas idiossincrasias de frente e, como diz a cerejinha, rirmo-nos delas!)



Nem tudo está perdido!


Como estamos em período de Verão, deixo aqui mais um remix. Lenny Kravitz, house e electronic!

8 comentários:

Cerejinha disse...

Já me vieram as lágrimas aos olhos...de riso!
(Esqueces-te dessa: a capacidade de rir da própria figura!)

Ivone Medeiros disse...

Bom estes são portugueses de gema!? Esqueces os portugueses que emigram para outros países em busca de uma vida melhor e que se esquecem que muitas vezes essa vida está "ao virar da esquina", ou aqueles que aqui não trabalhavam em empregos mais ditos de classe baixa" e que quando vão para fora fazem todo o tipo de trabalhos que se lhes aparece à frente ou então aqueles que emigraram faz 20 ou 30 anos e que quando voltam de férias dizem, "ai, como isto mudou, não era assim no meu tempo"... ou então aqueles mais flagrantes que quando vêm de férias estão sempre a queixar-se que as coisas em Portugal são muito caras, muitos desses meu amigo foram em busca de um sonho.... alguns conseguiram outros não....

Isto é apenas um desabafo visto este ser o mês dos emigras que cá vêm de férias....
Beijinhos

João Mãos de Tesoura disse...

cerejinha: vai um lenço? Deixa-me olhar para a minha figura... mas que cromo! LOL

eva: fiz só a caricatura, felizmente o português é muito melhor do que isso. Repara, provoquei os brasileiros de quem gosto muito, espero que eles nos venham provocar aqui de forma saudável! :) Fazes bem em respeitar os emigrantes, são heróis!

red hair disse...

Não sei de onde raio foste tu tirar essa ideia!
Estás a falar de quem afinal?
Dos homens Portugueses?
Ah bem me queria parecer...não deve ser das mulheres com toda a certeza! (Tu livra-te de falares nelas!)
Vou ali medir a minha barriga e já volto sim?

------------------------------
Hummmm...nada que inspire preocupação. Vou comer mais um chocolate e ver a telenovela!

Heheheheheh.....
Uma boa noite para ti, sim?

mdm disse...

:D
Lindo!!!

Thiago Forrest Gump disse...

João, quando completares 750 visitas e 500 comentários em meu blog, te mando uma passagem carimbada para aproveitares o carnaval aqui, ano próximo. Tu aprecia as morenas e as mulatas carnavalescas? Ou prefere jogar golfe aos domingos? ;)


Ah...antes que me esqueça, samba e pagode não são a mesma coisa. :)

saltapocinhas disse...

Ahahah! Belo retrato, nalgumas coisas acertaste em cheio. Mas, todos os povos têm os seus "quês" e, apesar de tudo, não trocava a minha nacionalidade por nenhuma outra! Somos os maiores e ganhamos sempre, porque mesmo quando perdemos arranjamos maneira de ganhar "psicologicamente"...Agora mais a sério: somos um grande povo, infelizmente temos tido uns governos de m****!!

João Mãos de Tesoura disse...

mwoman: lol cuidado com a fita métrica, desse lado não vale, está em polegadas! :D Quanto à noite, espero dançar salsa... ando a praticar para ver se não piso o par! :)

concha: nem tanto, sou mais para o charmoso... ah! falavas do post... pois, obrigado! :D

thiago: vê-se logo que és brasileiro, prometes o que não tens! :D Assim, respondo-te no mesmo registo, "manda a passagem que eu cumpro depois!" :)

Saltapocinhas: desculpamo-nos com os governos que são feitos de... nós! Dou-te alguma razão, mas agora esta mania de pensarmos que somos europeus quando somos muito mais parecidos com os magrebinos dá que pensar... :D